sábado, 31 de dezembro de 2011

Sonhar é bom, realizar o sonho é bem melhor! (Parte I)

Sonhar é bom,
realizar o sonho é bem melhor!
                                                                                    (Parte I)


“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (Hb 4:7)

Neste artigo o Senhor nos ensinará o quanto é possível conquistar nossos sonhos!
Nossas realizações dependem da fé que temos para confiar nossos projetos de vida ao Senhor!

Se você sonha com alguma atividade de sucesso, tenho um bom conselho que aprendi e quero compartilhar com você: acorde cedo, trabalhe com diligência e prudência, planeje-se, seja organizado, estabeleça metas pessoais, seja simples e paciente, tenha determinação, mantenha todo o tempo o foco em a sua fé e disciplina, mas, principalmente, dependa de Deus para TUDO!!! Assim sendo, Ele vai abençoar os seus projetos!

  O livro de Salmos no capítulo 32:8 no diz:

“Instruir-te-ei  e te ensinarei o caminho que deves seguir; e,
 sob as minhas vistas, te darei conselho”.

Diante de um grande sonho, talvez você já tenha ouvido por muitas vezes palavras desanimadoras e robustas de um sentimento de desistência que tentam destruir os seus sonhos. Mas, quando nós resolvemos ouvir a Deus, Ele se alegra conosco porque Ele sabe que nós (se desejarmos) poderemos depender Dele para alcançarmos uma benção tão sonhada. Mas, para isso precisamos estar antenados à Palavra de Deus. É Ela que vale mais! Senão vejamos o que o SENHOR fala em relação aos sonhos:


“Agrada-te do SENHOR e Ele satisfará os ‘desejos’ do teu coração.
 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia Nele, e o mais Ele fará.
Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito,
como o sol ao meio dia”
(Sl. 37:4-6)


Um sonhador de verdade nunca desiste de seus projetos! Sei que Deus ama isso! O Senhor se agrada de sonhadores de fé. Ora, de fato, sem fé é impossível agradar a Deus (Hb. 11:6). Esse é o maior ingrediente que um sonhador de verdade utiliza para incrementar a receita de sucesso para os seus planos.

A conquista de um sonho sempre está relacionada à fé que possuímos para realiza-lo. É difícil desassociar sonhos e conquistas desse vetor de milagres chamado FÉ.

Alguns homens costumam sonhar apenas. Contudo, pela fé, os homens de Deus  sonharam e conquistaram aquilo que projetado para o tempo deles. Os quais subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força (...) Ler Hb. 11.

Ora, sem fé é impossível agradar a Deus. Sem fé ninguém nada realiza. Nós poderemos ter uma excelente equipe, os melhores dos melhores, um grande emprego, um excelente empreendimento, o maior ministério da cidade, etc... Contudo se não tivermos fé como vamos agradar a Deus? O que realizaremos com essas coisas? Que sonhos ainda nós levaremos adiante? Seguiremos ou desistiremos?

O que faziam os nobres da Escócia antes de sua independência com todo aquele povo quando eram vilipendiados pelos ingleses durante 10 décadas de invasão?? Nada. Era só um aglomerado de gente que não sonhava, não ousava, não realizava. Não apostavam sua fé em nada. Nem em Deus. Havia um grande espírito de derrota e fracasso que permeava aquele país. A Escócia viveu refém da Inglaterra por nada mais que 100 anos! Na Bíblia, vemos que o Reinado de Saul não foi muito diferente disso. Não foi um bom exemplo de conquista de sonhos para o si e para seu povo.

Todavia, particularmente, posso considerar o Apóstolo Paulo como um dos grandes e invejáveis sonhadores do Novo Testamento. Todos nós conhecemos a sua história de fé, amor e determinação. O incansável Paulo resolveu deixar para nós muitas lições de sucesso, sobretudo as conquistas no seu ministério, o qual implantou,  formou e consolidou novas igrejas, novos pastores e líderes além de suas fronteiras físicas. Apesar dos sofrimentos, Paulo não abandonou nenhum de seus sonhos.

Alguns cristãos costumam abandonar seus sonhos, planos e projetos tão logo recebem as primeiras resistências e falta de apoio seja material, emocional ou até mesmo espiritual e passam a viver como desistentes pelo resto da vida.
Quantas pessoas abandonam suas faculdades, pós-graduação, mestrados, cursinhos de inglês, informática, música, dança, teatro, seminários de teologia e até ministérios?


Quantos livros nós começamos a ler e nunca os terminamos de lê-los?

Alguns até começam a realização de algum sonho, mas nunca o terminam. Nunca completam o que iniciaram. Muitas pessoas nem sonham em construir algo. Outras começam a construir com os primeiros tijolos e nunca mais os embuçam e suas casas nunca chegam a ser pintadas. Sabe qual é o problema? Desistência. Falta de fé. Talvez uma grande falha de caráter a ser disciplinado em sua alma.
Muitas pessoas buscam “coisas e coisas” e logo desistem porque seus propósitos não são duradouros. Vivem sem direção. Por isso, vivem mudando de pensamento o tempo todo sem nunca alcançar um alvo seguro e firme. Infelizmente, alguns cristãos passam a vida toda assim. Logo envelhecem e nada conseguiram conquistar de tão importante para si e sua geração. Se for assim, não vale mesmo a pena combater o bom combate.

Mas, não foi isso o que aconteceu com o Apóstolo Paulo... Seus propósitos eram corretos e eles tinham direção.  No fim de sua carreira ministerial, esse pastor deixou a seguinte mensagem de sucesso para nós:

“Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (Hb 4:7)

É claro que ele estava contente com seu desempenho. Ele sabia que teria um prêmio por ter conquistado suas metas para agradar a seu SENHOR. Senão vejamos o que mais ele diz a respeito disso no verso seguinte:

“Já, agora a coroa da justiça me está guardada, a qual, o SENHOR, reto Juiz, me dará Naquele Dia”;

Paulo foi um homem bem aventurado e nós podemos imitá-lo em sua fé para sermos felizes e prósperos também! Nunca desista de seus sonhos. Se você confiar no Senhor até o fim, e, mesmo com todas as provações lhe perseguindo, continuar confiando Nele, então será enfim aprovado e suas realizações serão vistas por si e por todos.

“Porque não é aprovado a quem a si mesmo se louva, e sim a quem O SENHOR louva” (II Co. 10:18).

Que prêmio você gostaria de receber do SENHOR?
Já pensou se você desistisse de seus projetos de fé? Se você desistisse de agradar a Deus com os sonhos e realizações de sua família? Já pensou se você desistisse em particular de sua coroa?
Que nota que você quer receber de Deus em seu trabalho de vida agora? Você deseja ser àquele a quem o SENHOR louva? Então não desista!! 

Você já pensou o que seria de nossa geração se Paulo tivesse desistido de seu sonho? E se Noé tivesse desistido de construir a arca?
Se Davi tivesse desistido de confrontar a Golias?
Se José tivesse desistido de Maria?
Se Jesus tivesse desistido de nós?

E se Neemias tivesse desistido de reconstruir o muro de Jerusalém assim que recebeu a primeira carta de intimidação daqueles que o invejavam?

Ora, na Bíblia, Neemias é outro forte exemplo de liderança e gestão de projetos que encontrei para me ensinar a realizar sonhos e reconstruir ministérios sólidos e frutíferos. É claro que gostaria de compartilhar as entrelinhas com você também. Temos muita coisa a aprender com Neemias. Mas, essa é uma história para depois... Continua no próximo artigo...


Parabéns por ter chegado até o final desta pequena leitura. Foi determinado! Você poderá completá-la no próximo artigo. Não desista de suas realizações! É chegado um tempo de vitória para as nossas vidas!!

Paz e até mais!

No Senhor,
Pr. Claudinho
@MinistérioAdore  

Nenhum comentário:

Postar um comentário