quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Livre-se da Ingratidão – Parte final

Livre-se da Ingratidão – Parte final
As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos”.
(Pv. 16;24)
 No artigo anterior vimos que a amargura é ocasionada por raízes de ingratidão e revolta. Vimos também que,
a partir de um prisma sistêmico, esse mal aflige todas as sociedades, e, é vetor de sérios conflitos entre os povos.
Numa visão menos abrangente, em nosso dia a dia, nos deparamos com pessoas, que, há anos convivem com a enfermidade. Pessoas amarguradas não costumam se associar às regras do comportamento vigente.
Insatisfação, queixas, indisciplina, isolamento, críticas, ciúmes e contendas estão na alma do ser ingrato. Vimos também, que, dificilmente o ser amargurado, enxerga as coisas boas da vida e, muito raramente dá ouvidos aos bons conselhos.
Na maioria dos casos, esse trauma pode ter nascido na fase infantil, seguindo-se pela fase adulta. Se não tratado corretamente pelas vias terapêuticas e espirituais, podem seguir a pessoa pelo resto da vida. É muito difícil alguém ingrato ter motivação e sensibilidade espiritual para louvar e adorar a Deus. A amargura não lhe ajuda.
Jesus Cristo, porém, ensinou que há um grande remédio para a cura completa das enfermidades da alma. E que essa cura pode vir através do perdão.

Certa vez Jesus foi questionado por Pedro, seu discípulo, quantas vezes deveríamos perdoar?... Sete vezes? (Mt. 18:21). Sua resposta matemática e bem didática foi “Não”, mas, perdoe setenta vezes o que a Lei diz. Perdoe mais do que as regras e paradigmas da sociedade. Perdoe mais do que a razão. Aquele discípulo havia entendido muito bem o seu mestre: “PERDOE SEMPRE”. SEJA LIVRE! FAÇA COM QUE OS OUTROS SEJAM LIVRES! SIGA EM PAZ.

Quando milícias do povo judeu esperavam que o Messias seria enviado para motivá-los a liderar uma revolução dos judeus contra o império opressor de Roma, a atitude de Jesus foi: AME.  Em outras palavras, perdoe.

Quando ultrajaram a Jesus, envergonhando-o diante de seu próprio povo e depois disso, o levaram à morte pela via mais dolorosa, a cruz, Ele disse: Pai, perdoe-os.
Para Jesus, não importava a situação, Ele já estava determinado, decidido a perdoar qualquer opressão emocional ou física.

Imagino eu, em minha modesta ilustração, que se Jesus estivesse andando aqui pelo Brasil, ensinando e curando a todos, e, se fosse eu ao seu encontro para ajuizá-lo contra algum irmão lá do passado ou do presente, apresentando a ele atos de injustiça contra mim, talvez querendo ouvir de Sua boca algo egoísta a meu favor, de certo que ouviria isso: “Filho, perdoe e segue teu caminho em paz”.

Jesus nos avisou que no mundo teríamos aflições para lutar contra elas. E, nos confortou com o seu exemplo de vitória.

No mundo tereis aflições,
mas credes em mim, eu venci o mundo”
(Jo. 16:36)


Como ser curado da ingratidão e amargura através do perdão.

Perdoar é uma decisão. Jesus foi o maior exemplo dessa decisão.
Quando não perdoamos alguém, armamos uma prisão para nós e lá ficamos presos com o outro.
Quem não perdoa não tem paz.
Quem não perdoa atrai para si, enfermidades físicas e espirituais.
Quem não perdoa alimenta e multiplica raiva, ódio, ressentimento, ira, rancor, ingratidão e amargura. CONTUDO, DECIDA AINDA HOJE MESMO A SER LIVRE EM NOME DE JESUS!
O ser ingrato, quando confrontado sobre o problema, costuma usar sua grande arma de defesa: o ataque brutal para confundir o foco do assunto. As palavras agressivas tem a função de alimentar o egoísmo de quem agride e eliminar a honra de quem é agredido.


Irai-vos e não pequeis; 
não se ponha o sol sobre a vossa ira!
 (Ef. 4:26)




Profundas feridas na alma, infligidas no passado, particularmente na área das emoções, podem produzir agressividade, medo, fuga, passividade, isolamento, desconfiança, insegurança, ausência, depressão e amargura. O sentimento de rejeição também é muito presente na vida de uma pessoa amargurada. No final, quando ouvimos ou tratamos de pessoas feridas, diagnosticamos quase sempre que aquilo que mais gera amargura na vida da pessoa é a falta de perdão.

De todas as feridas, além de atitudes e as agressões físicas aquelas que mais magoam mesmo podem vir da boca de quem agride. As palavras machucam mais profundamente do que se possa imaginar. Muito raramente ouvimos que as pessoas estão se sentido mal por causa de alguém que pisou no seu pé. Mas, é recorrente a gente ver alguém truncado, amarrado, isolado e magoado quando sofreu a desonra de língua de alguém. Aqui o perdão é mais difícil, mas não impossível.


Pois toda a espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano;
a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar;
é mal contido, carregado de veneno mortífero.
Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, com ela, amaldiçoamos os homens feitos á semelhança de Deus”.

 Que a nossa língua seja uma fonte de água doce em nome de Jesus!
O Apóstolo Paulo nos ensina novamente que antes que o dia escureça devemos usar do perdão. Isso é sinônimo de liberdade intensa e amor profundo: viver um estilo da vida de Cristo. Uma vida mais profunda.     

No reino espiritual, satanás utiliza a ferramenta da inveja, da contenda e do rancor para desaproximar, principalmente, os entes mais próximos, os mais queridos, os mais amados com a finalidade de causar aquelas enfermidades angustiantes da alma.

A Bíblia nos ensina a ir até o próximo e acertar com ele as pendências traumáticas da alma. (Mt. 18:15-35).

Seja um distribuidor da graça de Deus. Perdoe e seja uma bênção! Perdoar deve ser uma prioridade na vida de um cristão!

Semeie perdão em seu lar. Multiplique bênçãos de doçura em sua família!              

Ofereça Perdão, cure e seja curado

Muitos pais violentaram e/ou ainda violentam os seus filhos em suas emoções. Até fisicamente, praticaram ou praticam horrores, talvez somente para fazer a sua razão.  Contudo, nunca pediram perdão aos seus filhos pelo exagero de má conduta emocional. Isso não é vergonha alguma. É, sim, questão de humildade e ensino. Pedir perdão aos filhos por haver, os pais, causado alguma desonra em suas emoções, é algo sublime perante Deus e a sociedade. Filhos honrados serão adultos curados.

Muitos casais resolveram optar definitivamente por um divórcio para tentar solucionar os problemas da alma, porém, talvez isso tenha sido apenas um remédio para alívio da dor. Contudo, a ferida pela falta de perdão pode permanecer até o fim da vida.

Guerras mundiais aconteceram por causa da intolerância de qualquer natureza. E, conflitos civis ainda acontecem em vários países do mundo alimentando vontades. Mas, a inspiração maior de todo guerra é a fúria daqueles que são capazes de matar milhares de vida para satisfazer seu egoísmo na tentativa de demonstrar quem tem a razão. Aqui só uma coisa não está presente: o caminho do perdão.

A falta de perdão é uma ferida que precisa ser curada plenamente e imediatamente!

Para sermos curados, nós devemos buscar um tratamento especial.

Sou particularmente apaixonado pelo Salmo 23. O verso 13 em especial diz: “refrigera-me a alma”...
Davi poderia ter mencionado sua saúde física nesse salmo, mas preferiu deixar um legado sobre a alma. Qual o segredo da felicidade de Davi? Que remédio ele acreditava usar que fosse tão poderoso e eficaz para vencer os seus medos e inquietudes? Quem era o seu consolo? Seu médico da alma? Respondo: O Pastor dele. O nosso SENHOR Todo-Poderoso, O SENHOR da medicina.

Que bom termos a certeza de que há um Médico dos médicos pronto para apresentar seu remédio milagroso e sobrenatural para todas as mazelas da nossa alma.

Nesse mesmo momento, o segredo para a cura desses traumas está no amor de Jesus e na pessoa consoladora do Espírito Santo.

Quando lemos o livro de Isaías, capítulo 53 e compreendemos e aceitamos o valor e riqueza daquela receita, descobrimos algo profundamente maravilhoso para a libertação total das enfermidades:

2 
“Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
3 

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.
7 

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
8 

Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
9 

E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
10 

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
11 

Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
12 

Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores”.


Viram? Jesus foi ferido em nosso lugar;
Jesus foi traído por um amigo íntimo;
Jesus foi rejeitado;
Jesus foi acusado;
Ele foi odiado;
Foi ultrajado;
Mas, Jesus Perdoou e venceu!!!

Jesus experimentou essas feridas por todos nós. Aliás, ele já levou isso tudo embora Nele! Ninguém precisa mais desses males. Você precisa? Claro que não!

Jesus decidiu (por obediência ao Pai) dar a sua vida para nos salvar da condenação eterna. Aquelas feridas que ele levara serviram para a cura total e absoluta da humanidade. De nada Ele se queixava e a todos perdoava.

JESUS É SUBSTITUTO PARA AS FERIDAS QUE AFLIGE A SUA ALMA. 
DECIDA ENTREGAR TUDO A ELE!
ELE ALIVIA, SARA, CURA, MODIFICA, MOLDA, TRANSFORMA, LAPIDA, 
TRATA E CUIDA MUITO BEM DE VOCÊ!

ELE É, E, SEMPRE SERÁ A ÚNICA PESSOA  QUE NUNCA, JAMAIS DECEPCIONARÁ VOCÊ!
OLHE SOMENTE PARA O EXEMPLO DELE. 
TOME A SUA CRUZ E SIGA-O!                        

Hoje é um dia muito especial. Um dia de novas descobertas. Descobertas de pleno antídoto para o alívio total e para sempre da dor de qualquer trauma de nossa alma, da alma de nosso próximo, de nossa família, de nosso lar. Ei-lO aqui: Jesus, o humilde, mas maravilhoso SENHOR da saúde! Cabe a nós agora decidir por segui-lO ou ignorá-lO.

Hoje é um dia de profunda decisão em nossas vidas! Não tenha mais dúvidas disso! Decida humilhar-se Perante Ele! O que Jesus ensinou foi amor, compaixão e humildade.

Ele se manifestou para os doentes porque os sãos não precisam de cura e, sim, os doentes.

Portanto diz: Deus resiste aos soberbos,
mas dá graça aos humildes
(Tiago 4:6)


As escolhas fazem parte de nossa vida aqui na terra. Isso está sempre diante de nós: mal ou bem; amargo ou doce; bênção ou maldição; morte ou vida... Escolhe, pois, a Vida (JESUS) para que vivas!

Tenha uma vida de muita doçura. Uma vida repleta de sabor de mel e seja muito feliz!!! 



As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos”.(Pv. 16;24)


Até uma próxima!
Pr. Claudinho
claudinho.adore@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário