terça-feira, 1 de maio de 2012

As Pessoas Acreditam no que você fala?


As pessoas acreditam no que você fala? 

“O lábio veraz permanece para sempre, mas a língua mentirosa, apenas um momento” ( Pv 12:19).


Havia um rei em Israel cuja palavra ecoava e adentrava aos ouvidos de toda a comunidade. Todo o pai de família, toda mãe, crianças, jovens e velhos paravam para ouvi-lo. Fossem eles trabalhadores do campo ou pessoas da mais alta influência e liderança em Israel, todos desejavam ouvir esse Juiz. Quando ele falava, todos o ouviam. Nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
Samuel, promessa de Deus à Ana e Elcana, desde pequeno ministrava perante o SENHOR, participando das tarefas realizadas pelos sacerdotes referentes à adoração a Deus. Ele era um adorador de excelência. Todos os anos, Ana, sua mãe, ia até Siló para adorar e para levar presentes ao filho que servia no templo.
A cidade natal de Samuel foi Ramah, cerca de 8 km distantes de Jerusalém. De linhagem levita, ele nunca hesitou em falar a verdade com amor a qualquer pessoa que precisasse ouvir. Samuel vivia para agradar ao SENHOR com o seu testemunho. Por isso não tropeçava na sua mensagem de vida.
Falar sem tropeços e sem enganos também foi o estilo de vida de Jesus na terra. No livro de Mateus, capítulo 5, Jesus ensinava no monte para uma grande multidão. Sua mais profunda preocupação foi com a verdade e a vida. Por isso, frisou muito bem sobre a necessidade de nascermos de novo para sermos verdadeiros filhos de Deus.


Disse Jesus:

“... de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém,  por ser cidade do grande Rei; nem jureis pela tua cabeça, porque não pode tornar um cabelo branco ou preto. Seja a tua palavra “sim”, “sim”; “não, “não”. O que disso passar  vem do maligno”. (Mt. 5:33).


Quando o SENHOR me iluminou com este pequeno estudo, eu estava hospedado num hotel-fazenda do centro-oeste brasileiro com a minha família... O homem que havia nos atendido ao telefone, disse que haveria algumas cortesias que me fariam pagar um preço menor pela estadia. Porém, na hora do acerto das contas, fui surpreendido com a falta de honradez da palavra daquele homem, o qual argumentou muitos pretextos para deixar de cumprir o preço que havia combinado lá no início, passando a nos cobrar inclusive os pensamentos. É claro que haveria de perdoá-lo, apesar de minha contrariedade. Contudo, aquele lugar jamais receberia nossa visita novamente, nem de nossos amigos. O homem talvez tenha achado que “havia ganhado”, quando na verdade havia perdido.
 Infelizmente, por onde passo nessa minha caminhada de fé, eu tenho visto e testemunhado atitudes assim.  Como as pessoas vivem longe uma vida comprometida com o ensinamento de Jesus! Muita gente falando e vivendo sem credibilidade no que dizem, e, sem crédito nas suas ações. É claro que essa tristeza amplia ainda mais quando essas atitudes são praticadas por cristãos.
Muitos cristãos vivendo sem falar a verdade. Sem compromisso com o SENHOR.  Filhos de Deus com sérias falhas de caráter a serem resolvidas. Um estilo de vida de enganos e de palavra sem confiança. Que pena!... Quem vai ouvir?
Vamos voltar ao exemplo de Jesus: quando Jesus falava as pessoas sentavam e se agasalhavam para ouvi-lo. Essas atitudes espontâneas demonstravam um forte sinal de que elas criam na mensagem de Jesus sem hesitar. Elas tinham certeza que não seriam enganadas por aquela palavra. A mensagem de Jesus levava as pessoas a crer na sua fala.

As pessoas acreditam naquilo que você fala?

O povo ouvia a Samuel porque ele demonstrava credibilidade em sua mensagem e sua vida não negava isso. Antes de Samuel morrer ele resolveu prestar contas ao povo sobre o seu comportamento:

2
“Agora, pois, eis que o rei vai adiante de vós. Eu já envelheci e encaneci, e eis que meus filhos estão convosco, e tenho andado diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje.
3
Eis-me aqui; testificai contra mim perante o Senhor, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei.
4
Então disseram: Em nada nos defraudaste, nem nos oprimiste, nem recebeste coisa alguma da mão de ninguém.
5
E ele lhes disse: O Senhor seja testemunha contra vós, e o seu ungido seja hoje testemunha, que nada tendes achado na minha mão.
E o povo respondeu: Ele é testemunha.”  (I Sm. 12:2-5).

A honestidade de Samuel fora confirmada pelo povo nessa prestação de contas, que glorificava o nome do SENHOR, a quem ele servia desde menino. Samuel era um levita respeitado porque sua fala e suas atitudes lhe conferiam esse respeito. Ele era consagrado a servir no templo e fazia isso com o melhor de seu caráter.
Contextualizando,  é uma pena a gente encontrar nas igrejas várias pessoas envolvidas com as coisas do templo como a liderança de jovens, músicos e artistas de ministérios  (adoradores ou levitas) sem compromisso, sem respeito, sem uma palavra de confiança, sem uma música renovadora, sem frutos, sem credibilidade. Adoradores que não demonstram responsabilidade,  e, que por isso mesmo não são confiáveis como Samuel o era.
Ouço de vários líderes e de vários pastores por onde passo que um de seus maiores problemas na igreja está relacionado com o grupo de músicos, grupo de dança ou grupo de teatro e até secretários e diáconos, aqueles que servem no templo. Falta responsabilidade e confiança. Há anos venho pesquisando e orando na tentativa de entender a razão desse dilema. Parece ser algo muito comum em várias igrejas do Brasil. Os adoradores ou levitas (como queiram) não costumam cumprir o que dizem. Não têm responsabilidade no que fazem. Além disso, muitos desses servos, não gostam de servir. São insubmissos. Não conseguem mesmo seguir a direção de seus pais, líderes, pastores, professores, etc...


É comum a gente ver muitos músicos e coreógrafos que não se sujeitam às lideranças. Não aceitem serem forjados e formados. Acham que já sabem de 'tudo' e não precisam de ninguém para guiá-los na direção certa. Muitos só estão mesmo envolvidos na obra de Deus quando são eles que estão 'na frente' de um evento. Uma verdadeira pena...

Mas, aqui na vida de Samuel dentre várias lições levíticas, uma delas me chama muita a atenção: Samuel foi especialmente consagrado para aquela obra. Samuel foi submisso a Eli até que ele se fosse. Esse ato de valor espiritual fez a grande diferença na vida dele para sempre. Ele sabia o verdadeiro motivo, responsabilidade e unção de seu chamado. Mas, esse é tema para outro artigo.  Não posso fugir da temática principal deste estudo.
Na prática, os servidores do templo (adoradores ou levitas, como queiram) precisam de ensino sobre caráter. Precisamos dar valor a eles, pois a necessidade é de tratamento de alma. Não estamos falando aqui de Gênesis 1:1, nem de João 3:16. Isso não vai mais ajudar nesse problema. Agora estamos falando de uma nova etapa da vida de um cristão: uma nova unção, mais conhecimento, profundidade no espírito e caráter de Cristo.

Para ter o caráter de Cristo precisamos ser parecidos com Ele. Jesus era comprometido com a verdade.  Não enganava, não falhava, não mentia.     

Para ser um adorador não basta somente fazer rotineiramente as coisas dentro e fora do templo. O ativismo é um grande risco para o ritualismo. O SENHOR abomina os rituais de sacrifícios tolos e sem propósito de derramar amor intencional sobre o próximo. (Pv. 15:8).                                  
                                          
Antes de tudo é preciso ter conhecimento e revelação da importância dessa responsabilidade para Deus. Fazer “coisas” todo mundo pode fazer. Prestar um culto com zelo e propósito para Deus é coisa de Samuel e devemos aprender com ele. A unção faz a diferença. Unção é um propósito específico de Deus para a vida do homem para que o homem, imbuído desta unção revele a mensagem reveladora que Deus quer! A unção existe, mas é um empréstimo especial e exclusivo de Deus para um escolhido levar a mensagem que Deus quer, seja na prédica, seja na oração, seja no ensino, seja na profecia, seja na música, seja num movimento artístico ministerial, a unção é de Deus para a glória de Deus e não de homem para a glória do homem.
Quando à igreja é revelado o conhecimento de que precisamos mudar de veredas da moda do século 21 para as veredas do SENHOR, estamos dizendo: obedeça ao SENHOR e renove seu caráter para um caráter de um cristão santo, ungido e responsável diante de Deus e diante dos homens. Deixando o engano, abandonando as evasivas e passando a falar e a viver a verdade.


“A eficácia de uma mensagem reside mais no caráter do mensageiro do que no conteúdo da sua mensagem”
(John Maxwell, 21 Minutos na vida de um Líder, 2007)


Samuel, por conhecer ao SENHOR na intimidade, como adorador esforçava-se dia e noite para manter seu caráter em dia. Frustrar ao povo, nem pensar. Desagradar a Deus era, portanto, inimaginável!
Certamente que não era muito difícil crer na fala de Samuel. Sua mensagem tinha muito valor para o povo. Mas, sua intenção era manter firme a sua santidade no SENHOR a partir de seu testemunho e suas atitudes de santidade. Samuel zelava pelo que dizia.


Você cumpre o que diz?
Como vai o seu testemunho em Cristo?
Sua palavra tem valor?


Outro personagem do Velho Testamento também tem seu lugar nesse estudo. É uma pena que não seja um bom exemplo como o de Samuel e de Jesus. Contudo, é um exemplo que nos ajudará a melhorar o nosso caráter depois de conhecer o mau testemunho desse Juiz.
Sansão, assim como Samuel também foi Juiz sobre Israel. Durante 20 anos julgou o povo de Deus. A grande diferença entre os dois governos foi que Samuel teve um bom começo e um bom final. Sansão, porém, teve um bom começo, mas um péssimo final!


Em sua péssima final de história, Sansão deixou de viver em comunhão com Deus... deixou de ouvir a Deus, deixou de testemunhar o Seu nome. A sua arrogância o levou à ruína total.  

Para sobreviver diante de seus inimigos, Sansão precisava usar de “mentirinhas”, passando isso a ser uma “brincadeirinha” de pecado. Diante de Dalila, Sansão se divertia como menino com suas mentiras até que um dia o enganador foi enganado e isso lhe custou muito caro, custou-lhe a vida?
A mentira é algo que fere a vida de santidade. Mas, infelizmente, alguns pais ainda ensinam seus filhos a mentirem desde muito pequenos. Um grande exemplo disso é não dizer a verdade para a criança na hora em que se vai sair de casa. Para evitar o choro de “também quero ir”... Os pais costumam dizer que não vão demorar, quando na verdade vão viajar por uma semana, enganando a criança. Ah, é só uma “mentirinha” pra ajudar? Mas, ajudar em quê?

Ora, Mentir é pecado! Fuja disso!


Vejamos o que diz o livro de Efésios 4:25:

“Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros”


Samuel era um homem comprometido com a verdade e todos confiavam no que ele falava. A diferença na vida daquele Juiz, Profeta e Rei de Israel não era os seus cargos políticos, era sim uma vida de santidade e bom caráter. Ele decidiu ser santo para agradar a Deus, servindo ao povo com autoridade e obediência, sem desvirtuar uma vírgula da mensagem de Deus para o Israel de sua era. O povo ouvia a Samuel porque suas atitudes respaldavam o seu caráter.
Para concluir esse pequeno artigo, eu deixo aqui uma palavra de John Maxwell em um de seus livros desenvolvidos para líderes:


“Se seu caráter é inconsistente com a sua comunicação, isto apenas ratifica que você pode ser um impostor.  
Por outro lado, se seu caráter tem consistência com aquilo que você fala, isto simplesmente reforça o que você tem a dizer. 
E, faz com que todos queiram ouvi-lo”.
(trecho extraído do livro, 21 Minutos de Poder na vida de um Líder, RJ 2007)



Para refletir:

As pessoas acreditam no que você fala?
O SENHOR pode confiar em você?



Oração:

Pai Eterno, nesse modesto artigo eu espero ter ajudado algumas pessoas a refletirem sobre o que é necessário rever em seus estilos de vida.

Quanto a mim, me ajuda a te servir como Samuel te servia.  Ajude-me a viver uma vida de tal modo que não engane o meu próximo. Ajude-me a dizer a verdade e me afasta das mentiras. Quero ter o caráter de Cristo. Ajude-me a ser santo, íntegro e correto assim como Samuel o foi. Tudo isso para que a tua Palavra continue sendo honrada de geração em geração.


          Em nome de Jesus, amém!







Até uma próxima!                        

Para uma conferência em sua igreja, faça contato. 
É uma honra servi-los.
claudinho.adore@hotmail.com






Nenhum comentário:

Postar um comentário