terça-feira, 21 de agosto de 2012

Hierarquia no Lar


Hierarquia no Lar

Quero, entretanto, que saibais ser Cristo é o cabeça de todo homem, e o homem, 
o cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo” (I Co. 11: 3).

 Deus estabeleceu funções diferentes para o homem e para a mulher.
Ao afirmar que “o homem é o cabeça da mulher” , o Apóstolo Paulo não está dizendo que ele é superior à mulher. Assim como Deus exerce autoridade sobre Cristo, mas ambos são um e iguais em poder, assim também o marido é autoridade sobre a esposa, mas ambos são iguais.
A função do marido é liderar de forma amorosa a sua família, assim como Cristo amou e liderou a sua igreja. O bom líder é aquele que tem consciência de suas obrigações, responsabilidades, e objetivos e sabe estimular sua família a ir consigo. Uma característica fundamental de uma boa liderança é estar presente no lar. As prioridades do marido devem ser:
- pessoas antes de coisas;
- lar antes de profissão;
- esposa antes dos filhos;
- filhos antes dos amigos;
- esposa antes de si mesmo;
- coisas espirituais antes de coisas materiais
O bom marido é comprometido com suas prioridades e percebe quais são as necessidades do seu lar. Ele deve demonstrar o seu amor na prática diária e estabelecer um clima emocional favorável no lar. É seu dever ser o sacerdote do lar, ou seja, um cristão exemplar que conduz a sua família a Deus. Deve se esforçar para cuidar bem das finanças e estar á frente na disciplina dos filhos.
Exercer uma liderança amorosa não é fácil. Marido, para que você desempenhe com excelência o seu papel, é importante conhecer bem o próprio Deus, e seguir as suas instruções expressas na Bíblia. Você pode estar certo de que o Senhor estará sempre ao seu lado na condução dessa maravilhosa tarefa. Ore e peça que Ele lhe dê o amor e a graça necessários para liderar a sua família.

Fonte: Jaime Kemp, Bíblia da Família


Nenhum comentário:

Postar um comentário