quarta-feira, 25 de março de 2015

MINISTÉRIO O QUE É ISSO?

“E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo”. (I Cor. 12:5).
MINISTÉRIO O QUE É ISSO?
 A tradição, os usos e costumes dizem que ministério é um serviço de pastor, missionário, pregador, levita, músico ou cantor, mas a Bíblia NÃO testifica tal tradição. O Senhor distribuiu ministérios para os seus filhos. Você é um deles. Pode haver um ministério que você ainda não descobriu para servi-lo, mas ele ainda está ai, dentro de você, por onde você andar.
Aqui no Brasil, a vida política é conduzida por vários ministérios, são servidores públicos orientando o povo, dando uma direção para os rumos da nação. O ideal político de um ministro é chegar neste contexto: SERVIR ao povo ou prestar serviços ao país por meio de ações que os satisfaça.
Na Bíblia, a primeira vez que ouvimos falar de ministérios foi quando Deus falou a Moisés sobre as vestes sacerdotais de Arão e de seus filhos para administrarem no tabernáculo, indicando o serviço dos sacerdotes e levitas. (Ex. 31:10).
Ainda de acordo com a Bíblia, a palavra ministério significa um serviço. SERVIR é ajudar, auxiliar, cuidar, desempenhar qualquer função, dar, fornecer, ministrar, oferecer serviço. Ministério é SER VOLUNTARIAMENTE RESPONSÁVEL PELA “diakonia”, que era o mesmo que servir à mesa ou ser mordomo, escravo ou servo ao dispor de seu dono.
Apóstolo Paulo que nos diga como definia o seu trabalho árduo para Deus por amor a Cristo:
“E nos afadigamos, trabalhando com nossas próprias mãos. Somos injuriados, e bendizemos;
somos perseguidos, e sofremos; Somos blasfemados, e rogamos; até ao presente temos chegado a ser como o lixo deste mundo, e como a escória de todos.” (I Cor. 4:12-13).
Acontece que nos dias de hoje, ninguém quer isso como ministério, certo? Claro, não é bom, mesmo!! Mas, esta palavra tem sido até usada como forma de status, o que tem transmitido certa ostentação para o termo “ministério” ou para o “ministro”. Se comparado ao propósito antigo que Deus criou, talvez muitos deixariam de usar a palavra ministério para o seu trabalho no evangelho. Não combinaria com estrelismo, cargo, função ou poder.
Na verdade, na verdade, encontrar pessoas que já entenderam o que é ministério tem disso uma tarefa muito difícil. São séculos de religiosidade a confrontar. Não é fácil ensinar que NÃO é só pastores que devem trabalhar, visitar, evangelizar, aconselhar, etc. Mas, ai não é uma questão de disposição e, sim de cultura.
Por outro lado, encontrar também cristãos dispostos a servir a Deus de coração voluntariamente disposto, puro e sem interesses ou vantagens pessoais ou financeiras no Reino de Deus, tem sido outra tarefa bem difícil também nas igrejas dos dias de hoje. É como se fosse assim: “sem cargo ou status sem serviço, sem recompensas financeiras também nada faço”. Estávamos vendo isto ocorrer em ministérios de cantores, pastores ou pregadores ‘gospel’ (NÃO TODOS). Infelizmente é uma pena!! Aqui já não se trata de falta de conhecimento e sim de orgulho.
Jesus não nos chamou para ganhar dinheiro com o evangelho, nos chamou para ganhar almas pelo evangelho.
Uma outra coisa muito interessante é que o costume controverso da religião diz que ministério precisa da posse de um cargo ou profissão, como nos governos, portanto o peso de trabalhar é do pastor, bispo ou padre que recebe salário da igreja em que se dizima, frequenta, etc. Nas sociedades funciona assim, um cargo político por indicação ou por aprovação em concurso, etc. “Eu te elejo, você me serve” ou “Eu pago impostos, você trabalha”. Mas no reino de Deus não é assim. TODOS FORAM CHAMADOS A SERVIR A DEUS E AO PRÓXIMO!
Para desenvolver um ministério, Deus tem uma direção. Nem precisa ficar perdido, nem precisa disputar vagas. Tem espaço para todos!  Dentro do Corpo de Cristo cada qual pode exercer muito bem a sua função. É necessário apenas buscar na Palavra Dele os dons como ferramentas de trabalho no reino do espírito.
Vejamos mais uma vez o que o Apóstolo Paulo escreveu sobe ministérios e dons:
“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. (…)Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. (…)E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente”.
(I Coríntios 12).
Concluo este artigo com a seguinte reflexão:
Os dons são ferramentas para o exercício de um ministério, mas isso não é privilégio de alguns ‘especialistas’. Os dons podem ser procurados com zelo, aprimorados e desenvolvidos em favor do reino de Deus.  Como deseja servir no reino de Cristo? Encontrou o seu dom? Seja um bem aventurado em nome de Jesus.
“Você tem administrado aos outros o dom como o recebeu?” (1 Pedro 4:10).
Até mais servos de Cristo!
Claudinho Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário